domingo, 9 de novembro de 2008

Sou brasileiro sim, com muito orgulho!

Uma coisa que nós brasileiros somos campeões é em criticarmos quase tudo em nosso país. Temos sim muita coisa pra criticar, o tráfico de drogas, a falta de informação do povo, a corrupção na política..., mas pensamos um pouco na situação de nossos vizinhos, Paraguai, Bolívia, Equador, com problemas ainda mais complexos que os nossos e também no primeiro onde há muitos problemas, muitos dos quais nem ficamos sabendo.

Citarei alguns deles, em 2006 estive em Portugal, país muito bonito e tudo mais mas porque metade da população de portugueses natos mora fora de Portugal? Lá criticam muito os estrangeiros, mas quase fui assaltado por três lisboetas, portugueses natos. E me desculpem os portugueses, mas nossa indústria dá de dez a zero na deles.

Os alemães por exemplo são extremamente lógicos, tem uma mente aberta em diversos aspectos mas se você não os entende, muitos não farão questão de lhe entender. Não são abertos e comunicativos, muito menos carinhosos como nós brasileiros. Os italianos são mais carinhosos mais ao menos os romanos, são grossos, lá quem tem razão é o dono da loja, nunca o cliente, fora que não respeitam muitas regras e discutem por pouco e o sul da Itália ainda é dominado em diversos pontos pela máfia.

Convenhamos, todos tem seus problemas, alguns mais, outros menos, mas criticar tanto o Brasil por quê? Por acaso já vimos italianos, alemães ou ingleses divulgando noticias ruins dos países deles? Porque eles se encantam tanto quando vêm pra cá e nos elogiam tanto? Quando estive na Alemanha ouvi uma mulher que esteve em nosso país criticando que no Brasil as pessoas falam alto, buzinam no transito, tem muitos cachorros, e daí se somos assim?

Quero ver um país onde existem tantas etnias, onde há tanta diversidade e onde podemos aprender tanto. Com uma culinária riquíssima e diversificada, com tantos sotaques e tanta gente bonita. Um país onde até os problemas viram humor, o brasileiro é divertido e faz piada de si e dos outros. Um país de gente tão comunicativa, que recebe os turistas falando inglês, espanhol e tantas outras línguas, pergunte a maioria dos norte-americanos se falam outro idioma além do inglês.

Na ditadura havia um ditado, “Brasil, ame-o ou deixe-o” alguns fazem a segunda opção, mais difícil na maioria das vezes, questão de escolhas, oportunidades, mas eu reafirmo que amo ser brasileiro, que amo meu povo e que não deixaria essa terra.

Nenhum comentário: