terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Calw

Hoje é o segundo dia que estou na Alemanha. Estou em Calw, uma cidade de 23.000 habitantes a 33 km de Stuttgart.

Hoje pela manha fui a Böblingen onde acompanhei o padre para entregar uma correspondência em uma igreja. Apenas consegui ver pelos vidros do carro esta cidade, como a maior parte das cidades alemas, tem a parte nova e a parte antiga, a "altstadt" que no caso de Böblingen fica em um pequeno morro. Depois fomos a Sindelfingen onde fica a grande fábrica da Mercedes, lá trabalham 30.000 pessoas, uma parte da grande fábrica fica aberta e é permitida para visitas, apenas uma pequena parte, a entrada, depois há também um bistro, uma loja e uma exposicao de alguns carros. Os precos sao altos, um macaco de pelúcia custa 200 euros, o que dirá os carros fabricados ali, 110, 150, 200 mil euros, e aí vai, mas também tem carros pequenos e "econômicos" a partir de 11 mil euros. Também caminhamos por Sindelfingen, o impressionante é o número de imigrantes aqui na Alemanha, se vê portugueses, chineses e japoneses (difícil de distinguir quanto a nacionalidade devido as características físicas parecidas de ambos os povos), italianos, croatas, muculmanos que sao facilmente reconhecíveis pois quase todas as mulheres muculmanas usam véu. Outra coisa interessante é uma livraria que vimos e que como quase todas por aqui, deixa muitos livros na rua, eles estao ali expostos longe dos olhos da vendedora que está dentro da loja trabalhando, sinal que nao há roubos por aqui.

Quando voltei de Sindelfingen fui sozinho fazer uma caminhada aqui em Calw, esta pequena cidade é banhada pelo rio Nagold. É cercada por dois morros ocupados para residências e no meio deles está a altstadt, a parte antiga, é tudo muito lindo, quase todas as contrucoes sao em estilo enxaimel, a cidade foi fundada em 1075, quase todas as contrucoes foram renovadas e naquelas onde nasceram pessoas ilustres para a cidade, encontra-se sempre a frente uma placa em inglês e alemao com as descricoes tanto do ano de construcao quanto sobre o indivíduo que nasceu ali. As igrejas, tanto a católica quanto a luterana, tem uma grande placa com os nomes de todos os municípes que faleceram na primeira e na segunda guerra. Muitas casas tem inscricoes, o ano em que foram contruídas, até o sobrenome dos proprietários, eum uma residência construída em 1715 existe duas frases muito interessantes, "Die alten Strassen noch, die alten Häuser noch. Die alten Freunde aber, sind nicht mehr", na traducao para o português: "Ainda as ruas antigas, ainda as casas antigas. Mas os velhos amigos nao estao mais". Outra coisa muito linda é a ponte da cidade, construída em 1400 com uma capela sobre ela bem ao lado. Também colocaram sobre a ponte uma estátua de seu cidadao mais iulstre, o poeta Hermann Hesse.

Também há construcoes modernas por aqui, embora algumas como o caso de um estacionamento privado no centro ca cidade antiga nas marges do rio Nagold estraga parte da bela paisagem das construcoes ao lado do rio. Há um grande mercado bem no centro e se encontra de tudo. A cidade já está sendo decorada para o natal, há luzes nos telhados de quase todas as casas antigas em volta da igreja luterana e também decoracao nas poucas árvores plantadas em frente a algumas casas.

Nenhum comentário: