sábado, 8 de dezembro de 2007

Unisinos vai conhecer a história de Walachai do Prof. Beno Wendling na Unisinos

Walachai é uma pequena comunidade fundada em 1829 no interior do município de Morro Reuter, RS. Seu primeiro habitante foi o imigrante Mathias Mombach e mais tarde a localidade foi habitada por famílias alemãs do Hunsrück. Em Walachai vive um senhor chamado Beno Wendling, ele foi agricultor e professor neste lugar.

Beno gosta muito de história e preocupado em preservar a memória da comunidade onde nasceu, onde trabalhou e onde reside até hoje, começou a escrever um livro, à mão, com caligrafia caprichada, que ficou pronto após nove anos de dedicação, embora ainda não publicado por editora.No livro ele conta histórias dos seus antepassados imigrantes, da chegada em Walachai, das dificuldades, do trabalho, da religiosidade, dos costumes das famílias desde a fundação do lugarejo até os últimos anos. Rejane Zilles que nasceu em Walachei e tem portanto um vínculo muito grande com essa comunidade decidiu mostrá-la para o mundo, produziu um curta metragem de quinze minutos sobre a história do professor Beno, do livro que ele escreveu e um pouco sobre o local e a vida de seus habitantes.

Para Rejane a dificuldade na produção foi na hora de resumir este grande trabalho de filmagens, entrevistas, histórias e transformá-lo em um curta metragem, para ela há ainda muito material que precisa ser divulgado sobre essa comunidade. O documentário ganhou atenção nacional e internacional, no Brasil por ser um pedaço do nosso país que poucos brasileiros conhecem e o destaque internacional devido ao povo dessa localidade preservar hábitos de seus antepassados alemães, o principal e mais citado no filme, o uso do dialeto do Hunsrück falado pelos habitantes de Walachai que não é mais utilizado dessa forma na Alemanha, tendo em vista que na pátria mãe dos imigrantes o idioma teve mudanças gramaticais e a incorporação de novas palavras não utilizadas há 183 anos atrás, quando iniciava-se no Brasil a colonização alemã.

Rejane conseguiu através da publicação desse projeto, recursos para transformar a história e os costumes da localidade em um filme de longa metragem. Os trabalhos recomeçaram e ela está juntando material para essa nova rodução. O curta metragem está sendo divulgado pela região e nessa segunda será exibido na Unisinos e contará com a presença do professor Beno Wendling, o autor do livro e homenageado nessa produção devido ao seu importante trabalho pela preservação da memória da comunidade de Walachei.

Serviço: Tema: Livro e filme "O Livro de Walachai"
Quando: 2a. feira, 10.12.2007Horário: das 19h30min às 22h
Local: Sala 1G 119 - IHUPromoção: Instituto Humanitas Unisinos - IHU PPG em História PPB em Lingüística Aplicada Zilles Produções

Nenhum comentário: