Nesse blog foram publicadas pouco mais de uma centena de fotografias relacionadas ao meu trabalho de resgate e preservação da história dos alemães e de seus descendentes no sul do Brasil.
Há oito anos pesquisando, cheguei a conclusão que o melhor é dar ênfase a pesquisa relacionada a fotografias. Quanto a nomes, daqui há cinquenta anos quase tudo será possível encontrar nos antigos livros. Fotografias se perdem de uma geração para outra. É incrível saber o quanto já se perdeu relacionado a história teuto-gaúcha.
Cada família tem alguma história, um baú que foi queimado, um sotão que foi limpo, fotografias que foram devoradas pelas traças, em cada uma ficamos sabendo e conhecendo o descaso de muitos e os cuidados de alguns.
Muitas vezes encontro pessoas com belas coleções mas que, não se preocuparam em escrever atrás das fotos, assim como seus antepassados que foram lhe deixando material e guardando relíquias em respeito aos pais, avós que lhes legaram tudo aquilo mas já não sabem quem são as pessoas retratadas nas décadas passadas.
A história da fotografia é antiga em nosso Estado, encontra-se, claro que não mais facilmente, fotografias das décadas de 1860, 1870...é possível encontrar material de quatro, cinco gerações passadas das nossas. Visitava o interior em busca desse material, muitas das casas antigas onde essas fotos estavam guardadas no fundo de baús, armários ou sótãos, já foram demolidas ou reformadas e esse material não existe mais.
Porém alguns lugares são fascinantes, consegui fotografias de imigrantes, de parentes destes que ficaram na Alemanha, pinturas, fotos, desenhos. Os mais variados temas estão presentes registrados em minha coleção particular, diversão, cidades, casamentos, fotos de famílias, construções de igrejas, escolas, estradas, e por aí vai, imaginem o que ainda pode ser salvo, e o que ainda será pois meu projeto está longe de terminar.
Em oito anos juntei 4.330 imagens antigas (esse número alcancei na semana passada), possuindo o maior arquivo particular de fotografias antigas catalogadas, separadas, impressas e digitalizadas. O que é publicado nesse blog é uma parte desse material, publicada na coluna 1900 e Antigamente do Jornal NH.
Aproveitem o material, pois, é muito interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário