segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A ignorância de um caricaturista dinamarquês

Pelo quinto dia consecutivo, Copenhage e outras cidades na Dinamarca sofreram com incêndios criminosos, em protesto contra a republicação por jornais locais de uma polêmica caricatura do profeta maomé. Assim é o começo de uma matéria sobre o assunto, publicada no Zero Hora de domingo, 16 de fevereiro de 2008.

Os incêndios são criminosos, foram presos nove suspeitos de participar dessas ações, todos muçulmanos, aliás os muçulmanos também ameaçaram não só Kurt Westergaard, o autor das charges como também os jornais e outros que defenderam a publicação destas. A mídia no geral sempre nos passa a idéia de que os muçulmanos são sempre o "lado ruim" da história, que a Europa é civilizada e que eles não, inclusive desmerecem seus costumes e suas crenças e para a opinião geral guerras como a do Iraque matam poucas pessoas e são necessárias pois "civilizados ocidentais" defendem valores como a democracia, liberdade de opinião e outras mais. Isso não quer dizer que eu defenda muçulmanos e árabes, é de se concordar que a sociedade ocidental está "anos luz" a frente deles, ao menos no mundo ocidental a mulher tem seus direitos resguardados, as pessoas tem liberdade de escolherem a sua religião, as orientações sexuais são respeitadas, quase todos os países vivem em democracias.

Ma também essa liberdade toda caminha hoje para uma perda de valores na sociedade ocidental, é inadmissível que se ofenda valores como a família, a religião, a crença das pessoas com a simples desculpa da liberdade de expressão. Talvez o cidadão que criou as caricaturas não tenha crença em nada, não acreidte no cristianismo, não compartilhe algum conhecimento a respeito do que pensam os árabes, ele se revelou um completo ignorante que não respeita o que pensam outras pessoas.

Nenhum comentário: