domingo, 24 de fevereiro de 2008

A Imprensa Brasileira

Nesse ano de 2008 comemora-se os 200 anos da vinda da família real ao Brasil. O ano de 1808 foi um marco para a imprensa brasileira pois com a vinda de nossos monarcas para cá, vieram também residir em nosso país, os primeiros "jornalistas" portugueses. A imprensa chegou em 1808 mas muito atrazada, tendo em vista que já no século XVII começava o desenvolvimento dos jornais pela Europa a nas colônias espanholas e inglesas na América.

Os primeiros jornais eram de propriedade de políticos, distribuídos para simpatizantes do partido e intelectuais, sempre de forma gratuíta, os leitores eram poucos na época, apenas 1% dos brasileiros alfabetizados. O assunto predominante era a política, também havia seções de comércio e artes, literatura e Ciências, mas não em todos os jornais. Os colunistas encontravam dificuldades com relação as notícias do exterior ou até dentro do Brasil, de um estado para outro as mensagens eram enviadas a cavalo e da Europa só era possível receber informações por navios, a média de espera para as "novidades" eram três meses. Quando chegava, por mais novidades que houvesse, não interessava tanto assim para os leitores. Além de política publicavam muitos textos literários.

Antes da vinda dos portugueses havia um controle em Portugual sobre todos os livros que viessem para o Brasil, com medo de revoluções, muitos livros foram confiscados antes de suas embarcações nos portos dos nossos colonizadores. Após a independência o controle por lá praticamente não existia mais e após 1822 surgiram vários jornais e panfletos revolucionários. A partir da segunda metade do século XIX a imprensa começava a tratar sobre assuntos de interesse nacional, a organização das cidades, a situação dos escravos, dos imigrantes... Apesar de a lingüagem ainda ser muito poética, publicação de sonetos, informações romanceadas, a notícia ainda não era o mais importante nos jornais.

Com a invenção do telégrafo no final da segunda metade do século XIX e com isso a maior rapidez em conseguir informações, os jornais podiam publicar artigos, crônicas, reportagens em maior quantidade e com isso começava a diminuir o número de publicações com uma forte presença poética, principalmente a partir do começo do século XX. No século XX que houve a grande mudança na imprensa mas "revoluções" na escrita como o "Lide", a maior isenção nas contrução dos textos, o aprimoramento dos jornais e a preocupação maior com a ética só são vitórias das últimas duas há três décadas.

Nenhum comentário: