segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Abaixo-assinado em São José do Hortêncio

Muitas pessoas conhecem São José do Hortêncio, município de aproximadamente 4.500 habitantes, fundado em 1829, a terceira colônia fundada por alemães no Rio Grande do Sul, sem dúvida uma das primeiras cidades fundadas no Brasil, embora recentemente emancipada de São Sebastião do Caí, há 19 anos. Hortêncio faz divisa com quatro municípios, Linha Nova, Presidente Lucena, São Sebastião do Caí e Lindolfo Collor. A maioria de seus habitantes são agricultores, a cidade é uma das maiores produtoras de hortifrutigranjeiros no Estado, é um absurdo que um município dessa importância e dessa idade não tenha um único acesso a asfalto, indignado com essa situação de descaso de todos os governos anteriores para com Hortêncio, cidade onde tenho parentes e amigos, decidi cobrar com um ato de cidadania, os direitos de nossos conterrâneos munícipes de Hortêncio.

Peguei os nomes no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) dos três Deputados Federais que fizeram mais votos no município, fiz um texto endereçado a eles e um abaixo-assinado e em oito dias indo de casa em casa consegui 1.100 assinaturas, cerca de 25% dos habitantes, em cada residência que visitava ficava mais evidente que o asfalto é algo que todos precisam e com pressa, a cidade não se desenvolve como deveria, os médicos não vão mais até o município, as pessoas tem que conviver com a poeira diariamente, sugiro a todos os políticos que também passem uma semana em Hortêncio e façam o que fiz, visitem casa por casa para ver pelo que passa a população. Depois entreguei o abaixo-assinado aos Deputados Zimmermann do PT e Bonow dos Democratas, (teria também entregue ao Deputado Redecker, o mais votado, falecido no dia 17/07 no acidente da TAM). Também fui atendido pelo Dr. Gilberto Cunha, Diretor Geral do DAER no RS, que após minha visita em Porto Alegre visitou o prefeito de Hortêncio dizendo a ele que há vontade do Estado em pavimentar algum dos acessos e que isso é uma questão de tempo.

Depois do apoio que recebi dos habitantes percebi que estamos todos juntos nessa causa, ganhei apoio e grande receptividade por parte dos moradores, também a atenção do Jornal NH que fez uma reportagem na contra-capa no dia 24/02/2007 sobre a situação do Vale do Caí e do abaixo-assinado em Hortêncio, o Deputado Zimmermann também escreveu para o jornal NH falando sobre o assunto e disse que essa mobilização chamou muito a atenção dele.
Um dos assessores do Dr. Gilberto Cunha me disse uma vez, “dos 496 municípios gaúchos, cerca de 110 não tem acesso a asfalto, mas quantos desses estão cobrando das autoridades? Vocês têm a nossa atenção com essa grande mobilização e isso facilitará na hora de decidirmos onde investiremos nossos recursos”. Alguns me diziam lá em Hortêncio, nunca ninguém nos ajudou aqui no município, esse abaixo-assinado não dará em nada, e eu dizia sempre, isso não dará em nada se não nos mobilizarmos, se não cobrarmos, infelizmente em nosso país, sem mobilização popular não conseguimos nada, e já chamamos a atenção das autoridades, agora vamos continuar cobrando e esperar os resultados de nosso esforço.

Nenhum comentário: