quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Americanos não são Estúpidos

Por Felipe Kuhn Braun

Há um vídeo amplamente divulgado na internet, muito interessante com o título “Americanos não são estúpidos”, feito por um jovem repórter, Julian Morrow que foi as ruas dos Estados Unidos testar seus conterrâneos sobre conhecimentos gerais. Primeiramente ele pergunta há alguns cidadãos nomes de países que comecem com a letra U. Estados Unidos seria um deles “United States”. Um responde “Yoguslavia”, outro Utah (um Estado dentro dos Estados Unidos). Uma senhora responde “Utopia”. Dentre as tantas perguntas o repórter pede qual é a religião de Israel, eis que um cidadão responde: “israelita”. Para outro os israelitas são muçulmanos, para outro islâmicos, para o último eles são católicos. Em uma das perguntas Morrow pede qual a religião dos “monges budistas”. Para um rapaz é o islamismo e uma senhora sequer responde a pergunta. Morrow indaga, quem ganhou a guerra do Vietnã? Uma mulher diz que os americanos venceram e depois faz uma pergunta, mas estivemos mesmo na guerra?

O jornalista pede quem é Fidel Castro, para um americano ele é um cantor conhecido. A um cidadão ele pergunta quantos lados tem um triângulo e ele “sabiamente” responde: “quatro”. Uma jovem acredita que um triângulo não tem lados. Uma senhora não sabe a dizer o nome da moeda do Reino Unido e pede ao repórter o que vem a ser Reino Unido. Para um senhor os ingleses usam “dinheiro americano”. A senhora que não sabia responder sobre o Reino Unido acha que lá eles podem usar o “dinheiro da rainha Elisabeth”. O repórter vai mais além e pergunta qual o próximo país que deveria ser invadido no conflito contra o terrorismo mostrando a todos um mapa do planeta terra. Eis a resposta de um dos entrevistados: “nós fizemos uma grande explosão na porra do Oriente Médio”. Um rapaz prefere atacar a Itália, um homem prefere que ataquem a Itália. Para uma moça é o Irã, pois ela acha que lá farão uma revolução em breve. Entre as respostas aparece Rússia, China, Índia, Paquistão, Indonésia e Brasil.

Quando Morrow pede as moças que identifiquem o Sri Lanka elas marcam a China no mapa. Um casal quando pedido para marcar o Irã coloca um alfinete sobre a Austrália. Um cidadão também assinala a Austrália achando que lá é a Coréia. Outro cidadão também assinala a Austrália achando ser a França. Morrow pede, Kofi Anan (o líder a ONU) é uma bebida, verdadeiro ou falso? Um senhor responde “Café é uma bebida”. Para uma senhora Kofi Anan é uma empresa de advocacia. Um jovem acredita que Tony Blair é skatista. Para um senhor Blair é ator. Morrow pergunta quais os países que fazem parte do eixo do mal, para um rapaz a Alemanha, para um senhor é a “Califórnia”. Para uma mulher é Nova Iorque e para sua amiga é Jerusalém. Para uma senhora é “aquele pessoal com aquela coisa turbante”. O senhor que defini a Flórida como um dos países que incluem o eixo do mal, também inclui o Mississipi na lista.

Morrow pede a seus conterrâneos o que é uma mesquita, para uma senhora é um animal. Um jovem acredita que a pessoa possui apenas um rim. Para um senhor houve três guerras mundiais. O jornalista faz uma pergunta, Star Wars é baseado em fatos reais, verdade ou mentira? Para um jovem isso realmente aconteceu. Um senhor acredita que Hiroshima e Nagasaki são famosas pelas lutas de judô. Um rapaz diz que existem pelo menos dez torres Eiffel em Paris. Um cidadão acha que a Al-Qaeda é um grupo suicida de Israel, no Oriente Médio, a para ele o “presidente” dessa organização é Yasser Arafat. Um senhor acha que a Al-Qaeda é uma “asa” da Ordem Maçônica. Para completar um jovem acredita que o muro de Berlim fica em Israel.

O vídeo em questão não serve para desqualificar os Estados Unidos. Serve para demonstrar como muitas pessoas sequer têm noções de conceitos básicos da geografia, matemática, política, história... Que há uma infinidade de pessoas de uma extrema ignorância que desmistificam a interpretação de muitos dos Estados Unidos como o país do conhecimento. Para pessoas que sequer sabem os lados de um triangulo até pode haver uma justificativa, agora imagine pessoas apoiando a guerra no Iraque sem sequer saber o que é a Al-Qaeda e quais são os países do Eixo do Mal? Pessoas que não sabem quem é Yasser Arafat e que definem que Califórnia e o Mississipi, Estados do seu próprio país, como países do eixo do mal podem defender uma guerra sem sequer entender o que é e muito menos entender todos os interesses e a manipulação por detrás de tudo isso. Essas pessoas são o grande exemplo de cidadãos que são facilmente influenciáveis, que votam e apóiam homens públicos sem a mínima noção do que fazem ou do que pensam seus líderes.

Nenhum comentário: