terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Encontro da família Luft

Encontro da família Luft

Por Felipe Kuhn Braun

No dia onze de outubro foi realizado o sexto encontro internacional da família Luft em São Carlos, Santa Catarina. Reuniram-se 350 descendentes dos imigrantes Mathias Luft e Teresa Kratz que vieram para o Brasil em 1827 com as cinco filhas, Katharina, Agatha, Susana, Maria Teresa e Margaretha Luft. O mais novo, João Batista nasceu em 1829 no Brasil. Se instalaram em Campo Ocidental, hoje parte do município de Portão, no Rio Grande do Sul.

Mathias lutou na Revolução Farroupilha ao lado dos Farrapos em uma época que estes obrigavam os alemães a lutar pela causa farroupilha, sujeitos a represálias caso não aceitassem. Quando os revolucionários chegaram em suas terras, sua filha mais velha Susanna escondeu sua mãe e irmãos temendo que podessem ser machucados. Mathias era moleiro de profissão e faleceu em 1850.

As filhas deixaram descendência com os sobrenomes Arend, Dresch, Schuck, Jotz e Kelsch. A maior parte dos descendentes não assina mais o sobrenome Luft. Porém, o filho mais novo que se estabeleceu em Bom Princípio casou-se duas vezes, tendo ao todo 24 filhos, quase todos varões, que deixaram grande descendência com o sobrenome por todo o Brasil e Argentina, um desses 24 era Jacob Luft, casado com Margarida Licks, são os avós de Celso Pedro Luft, lingüista falecido em 1995, autor dos dicionários Luft, marido da conhecida escritora gaúcha, Lya Luft.

As pesquisas genealógicas foram feitas por Edgar Luft da Argentina, Irmã Ivoni Luft e Carlos Henrique Nozari de Porto Alegre e Felipe Kuhn Braun de Novo Hamburgo. Juntos encontraram mais de 4 mil nomes de descendentes Luft, acredita-se que hoje mais de 10 mil pessoas no Brasil e na Argentina sejam descendentes de Mathias Luft e Teresa Kratz. Encontros já foram realizados em Bom Princípio, Pinhalzinho, Capanema (PR) e Puerto Rico na Argentina.

Os realizadores do encontro de 2009 de sobrenomes Dupont, Eckert e Luft são descendentes de José Alfonso Luft e Elisabeth Arenhardt que emigraram para Lajeado de onde seus filhos emigraram para Santa Catarina. O domingo de festa para os Luft começou com a missa às dez horas e com um churrasco ao meio-dia. No começo da tarde um grupo de danças alemãs se apresentou, o trabalho genealógico da família foi apresentado aos parentes e ao meio da tarde foram tocadas músicas alemãs.

Estiveram presentes os Luft da Argentina, Luft catarinenses, paranaenses, gaúchos e paulistas. Muitos eram descendentes pelo lado materno, havia uma variedade enorme de sobrenomes de descendentes Luft como Thome, Stahl, Halmenschlager, Dessoy e Molter. Os encontros dos Luft são realizados de dois em dois anos, o próximo, para 2011 será realizado em Santa Clara, próximo a Lajeado. Já está previsto o encontro para 2013 em Criciumal e para 2015 no Paraná ou novamente em Santa Therezinha, Bom Princípio, berço dos Luft no Brasil.

8 comentários:

Unknown disse...

gostariade saber se a familia luft tambem se estabeleceu em monte negro .meu avo joao luft e paraser dela .e tambem se nos temos direito da dupla cidadania .gostaria de ser convidado para areuniao da familia

Unknown disse...

olá, meus avós também são de monte negro, ele Alfonso José Luft casado com Ana Paulina Henz, também queria informação para dupla cidadania

Unknown disse...

Ninguém respondeu..

Victória Luft disse...

Olá Também sou de Montenegro RS, meu avó é Aldairo Luft.

Anônimo disse...

Eu estava no cemiterii e vi o quadro falando sobre esse família luft

Anônimo disse...

Aqui em Marília SP

Unknown disse...

Caraca a família Luft é grande em, sou de novo Hamburgo e queria MT saber mais sobre eles

noticiasinterativa@gmail.com disse...

todos os Luft do Rio Grande do Sul, Brasil, e da Argentina são parentes.